20 de novembro de 2011

A mídia brasileira e a América Latina



Este blog tem como objetivo retratar a América Latina no contexto midiático. Pensando na visão que a mídia brasileira tem sobre a AL, buscamos retratar, um pouco que seja, como os nossos vizinhos são vistos e abordados no cenário midiático nacional.

Pesquisando sobre o tema, descobrimos um livro de 2005 escrito pelo jornalista Mário Augusto Jakobskind, que traz exatamente essa discussão a respeito da mídia brasileira e como ela traduz os países "latinos".

"América que não está na mídia", é um livro composto por 31 artigos de análise sobre essa visão na mídia brasileira. O jornalista enaltece algumas questões que são interessantes a se pensar. Em um dos capítulos do livro, ele classifica a mídia brasileira como aquela do "pensamento único, que posa de imparcial".

O fato de alguns países da América do Sul terem esse apelo aos movimentos sociais, é tratado pela mídia conservadora de forma "preconceituosa, levando a opinião pública a encarar esses movimentos de um modo marginalizado".

A imagem de Hugo Chávez na imprensa brasileira pode nos servir de exemplo. Em um artigo intitulado "A imagem de Hugo Chávez na imprensa brasileira: estudo de caso dos jornais Folha de S.Paulo e Correiro Brasiliense", a autora Isabel Cristina Fleck da Universidade de Brasília (UnB), descreve que a mídia nacional tem retratado atualmente cada vez mais fatos relacionados ao presidente venezuelano e que isso ocorre devido a crescente relação política do líder social.

Que a imprensa retrata Chávez como ditador, populista, na maioria das vezes pautando o lado negativo. Isso nos remete ao que disse Jakobskind desse falso imparcialismo ao mesmo tempo em que a mídia possui um controle da sociedade, através da manipulação da informação e da construção da imagem pública.
O interessante é perceber como o Brasil se vê "desligado" socialmente dos países vizinhos. A América Latina ocupa um espaço pequeno no noticiário e quando o faz, é sempre de forma reduzida. Isso acontece, segundo Jakobskind, pelo fato de "estarmos" sempre voltados para as agências de notícias internacionais, em que a informação vem fragmentada.

Pensamento único ou não, fato é que o espaço da América Latina na imprensa nacional é constante porém pequeno. Está sempre voltado para os assuntos políticos e econômicos e isso, por si só, já torna a abordagem complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário