22 de setembro de 2011

Adital: outro olhar sobre a América Latina na mídia nacional

Basta observar a mídia brasileira por um dia para perceber como os temas da América Latina são pouco divulgados. Em contraposição, são diversas as matérias sobre os países europeus e da América do Norte. Sem contar a cobertura frequente aos conflitos do Oriente Médio. Não há dúvidas de que é importante estar a par do que acontece na mídia internacional. Entretanto, sendo parte do cenário latino-americano, será que o Brasil não deveria noticiar mais temas relacionados à sua região?

Uma opção é a Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital), único site em português (com versão em espanhol) que apresenta exclusivamente notícias sobre os países latino-americanos e caribenhos.  A agência se mostra como precursora do Jornalismo Preventivo no Brasil, movimento no qual busca-se, grosso modo, análise antecipada e cobertura de crises. Além disso, a agência faz parte do que Laércio Torres de Góes (2007) chama de mídia alternativa, que tem se expandido por meio da internet e que se diferencia dos veículos tradicionais, através da apropiação de pautas ignoradas por estes ou dando um diferente enquadramento aos temas que circulam na grande mídia.





Criada em 2000 pela iniciativa de agências de notícias da Itália em conjunto com jornalistas brasileiros e representantes da Igreja Católica no Brasil, a Adital tem forte cunho ético e social. Entre seus pilares, a agência objetiva mostrar a importância que a informação tem para a democracia na sociedade. A Adital vai além do seu caráter religioso e busca, através do seu conteúdo, transformar as estruturas de poder que existem na atualidade. Ainda, segundo Góes (2007), em seu ensaio sobre mídia alternativa e hegemonia midiática, sites como o do Adital “atuam como profetas antiglobalização e porta-vozes dos movimentos sociais”. Em contrapartida, os meios de comunicação tradicionais formam uma espécie de cartel responsável pela hegemonização da mídia.


O objetivo desse veículo alternativo é apresentar à mídia internacional o que acontece na América Latina e Caribe. Com diversos formatos jornalísticos, o site tem profissionais próprios e divide as matérias em temas, como Feminicídio, Direitos Humanos e Movimentos Sociais. Dentro das temáticas abordadas pela Adital, observa-se a constante defesa dos Direitos Humanos, através de denúncias e de publicação de matérias sobre o tema.




REFERÊNCIA:

GÓES, Laércio Torres de. Contra-hegemonia e Internet: Gramsci e a Mídia Alternativa dos Movimentos Sociais na Web. Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line | FACOM-UFBA. Salvador, Bahia. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/R0364-1.pdf>. Acesso em: 21 set. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário