24 de outubro de 2011

Mostra de cinema latina é adaptada para deficientes auditivos e visuais

BH é palco da 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

O evento que acontece em todo o Brasil chegou a Belo Horizonte. Toda a programação da 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é gratuita e as exibições contam com adaptações para deficientes auditivos e visuais. A Mostra acontece no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e vai até o dia 31 de outubro.

Pela primeira vez, desde a sua criação em 2006, a mostra abrange todas as capitais brasileiras. O objetivo, segundo os organizadores, é consolidar o projeto como um dos principais instrumentos para a criação de uma cultura de paz, de direitos e liberdade no Brasil.

De acordo com a organização da mostra, “este grande evento nacional só é hoje possível em tais proporções pelo trabalho incansável de inúmeras pessoas, autoridades e anônimos, que acreditaram e acreditam que o fim das violações aos Direitos Humanos é uma meta a ser perseguida, principalmente com ações de promoção e divulgação das garantias e direitos fundamentais de nosso povo, numa verdadeira estratégia de formação de uma massa crítica dona de seu próprio destino”.

Os gêneros dos filmes apresentados são variados: documentários, ficções de humor, drama e ação. Todos produzidos por diretores latino-americanos, incluindo é claro, as produções brasileiras.

Os curtas, médias e longas metragens estão divididos em 24 temáticas, todas elas relacionadas à forma como são tratados os direitos humanos na América do Sul, como por exemplo:

- Direitos de Crianças e Adolescentes;
- Direito à Terra das Populações Tradicionais, Quilombolas e Afrodescendentes;
- Direitos dos Idosos;
- Direito à Cidadania LGBT;
- Direitos da Saúde Mental e Combate à Tortura e;
- Direito à Memória e à Verdade.

O diferencial desta 6ª edição da Mostra é que todos os filmes estão legendados para deficientes auditivos e têm audiodescrição para deficientes visuais.

A iniciativa do projeto é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A programação completa, incluindo as sinopses dos filmes, está disponível no www.cinedireitoshumanos.org.br

Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes)
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário