13 de outubro de 2011

60 motivos para conhecer o cinema latino-americano

O público belorizontino não pode mais dizer que não tem acesso às produções midiáticas da América Latina. Começa nesta sexta-feira, 14, a LaMostra BH - 1ª Mostra de Cinema Latino-americano e Espanhol de Belo Horizonte. Inédita na capital, a mostra exibirá até o dia 20 deste mês mais de 60 longas e curtas-metragens espanhóis e latino-americanos. Todos os filmes terão legendas em português e toda a programação é gratuita. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.

Na programação, há produções da Argentina, Brasil, Espanha, México, entre outros países. Em destaque, a retrospectiva da obra de dois diretores: o argentino Hector Olivera e o espanhol Víctor Erice.

Cena do filme Foto do filme "Todas Las Canciones Hablan", em cartaz na mostra.



Além das exibições de filmes, o evento promoverá debates com diretores que discutirão temas relacionados ao cinema. Um deles é "A Espanha e a América Latina - Espaços de cinema", que terá a participação do diretor e roteirista espanhol Borja Cobeaga, do curador espanhol Javier García Puerto e do diretor argentino Hector Olivera. A mesa redonda acontecerá na segunda-feira, 17, às 18h, na biblioteca do Instituto Cervantes.

Ainda dentro da programação, o pianista e cravista Antônio Carlos de Magalhães fará um show de música espanhola dos séculos XVI, XVII e XVIII, na terça-feira, 18, às 20h no Sesc Palladium.

Outro destaque da mostra é a "Oficina de Roteiro Cinematográfico", conduzida por Borja Cobeaga. A oficina de 12 horas de duração será dividida em três dias: 17 e 18 de outubro no Sesc Palladium e 19 de outubro no Espaço 104. Estarão disponíveis 20 vagas. A inscrição custa R$80 e pode ser feita pelo telefone (31) 3789-1600.

O evento é uma iniciativa do Instituto Cervantes de Belo Horizonte.

Onde você confere o LAMOSTRA BH 2011 – 1ª Mostra de Cinema Espanhol e Latino-americano:


- Usiminas Belas Artes – Rua Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes
- Biblioteca do Instituto Cervantes - Praça Milton Campos, 16 – Cruzeiro
- Sesc Palladium – Av. Augusto de Lima, 420 – Centro
- Centro de Cultura Belo Horizonte – Rua da Bahia, 1149 – Centro
- Espaço 104 - Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro

Mais informações pelo tel.: (31) 3789-1600.


Programação completa aqui e sinopses dos filmes em exibição aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário