12 de outubro de 2011

Conhecendo a América através da pesquisa

É inegável o despertar da mobilização política
e da luta social na América Latina.
De maneira inédita, tais mudanças exigem a produção
de um pensamento próprio, não colonizado, portanto, crítico e original.
Descobrimos no Brasil que também somos latino-americanos,
ainda que com uma certa inconsistência.
Mas isso não impediu que, aos poucos,
a universidade brasileira fosse criando núcleos
ou fragmentos de reflexão sobre Nuestra América
e que sindicatos, partidos políticos e outras organizações também se interessassem por nosso destino comum.

Esse é o pensamento do grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)  que criou o IELA - Instituto de Estudos Latino-Americanos. O objetivo do projeto é reunir uma "potente organização de pesquisa, ensino e extensão, dedicada ao conhecimento da realidade da América Latina e ao deciframento de suas contradições".


  
Dentre as diversas atividades realizadas pelo grupo, encontram-se projetos de pesquisa, o observatório Latino-Americano (OLA), que articula diversas áreas com o propósito de compreender as políticas macro-econômicas que são adotadas pelos países da América Latina.

Outra vertente interessante abordada pelo grupo é o Rebela - Rede Brasileira de Estudos Latino-Americanos, que articula pesquisas e trabalhos referentes a AL entre universidades de vários estados do país.

Há também a Rádio IELA , que traz notícias, entrevistas e músicas referentes a "Nuestra América". o horário de transmissão é das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira.

No site, encontram-se também vídeos relacionados a diversos temas relevantes sobre o Brasil, a América Latina e o mundo.

Entrevista com o professor de História da UFSC e membro do IELA, Waldir José Rampinelli. Ele comenta sobre as doutrinas dos Estados Unidos para a América Latina.

Gentes - vídeo realizado a partir do Projeto Retratos, uma realização do jornalista Zanini H, que através de suas andanças pelo país e pela América Latina, colheu as expressões das gentes trabalhadoras, das crianças brincantes, dos lutadores sociais.

O interessante desse grupo de estudos é que eles abordam vários aspectos da cultura Latino-americana e destacam desde os problemas sociais à cultura dos povos. Se você se interessou e quer saber, acesse o site e confira os projetos na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário